-
Arquitetos: APPAREIL
- Área: 205 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Dosdedos, Medio Design, Nodo
Descrição enviada pela equipe de projeto. APPAREIL transforma um armazém em Barcelona em um espaço para coworking e para criadores no centro do Distrito de Inovação 22@.
Trata-se do último pavimento de um edifício em Poblenou, o antigo distrito industrial da cidade. Atualmente parte do 22@Barcelona – um plano de renovação do Distrito de Inovação, aprovado em 2000 - a área está evoluindo em um distrito urbano dinâmico e vibrante, com intensa atividade de conhecimento, tanto para os setores profissionais como acadêmicos. O projeto funciona como a nova sede permanente da loja, porém, é alugado tanto para sua utilização a longo prazo quanto para eventos únicos destinados a urbanistas, analistas de dados de cidades, criadores digitais e estudos de investigação acadêmica para o IAAC e a AA Visiting School.
A remodelação deste típico armazém oferece um simples espaço aberto de trabalho destinado a um grupo de profissionais independentes do mundo da arquitetura e das disciplinas próximas. Os espaços foram desenhados para fomentar o desenvolvimento do trabalho de forma transparente, compartilhando ideias e estimulando as colaborações potenciais. Além de mesas flutuantes, o volume permanece vazio de forma deliberada e todas as funcionalidades são deslocadas para as duas multifuncionais intricadas com madeira que alojam todo o equipamento necessário e contam com a capacidade de acomodar soluções de trabalho temporárias. Todo o mobiliário pode ser integrado nas paredes para criar um espaço polivalente para organizar atividades culturais.
Dentro do espaço residual aberto de forma retangular, a distribuição evolui de acordo com as atividades que mudam cotidianamente, dependendo das pessoas e dos projetos que estão presentes em certo momento. Uma cozinha simples, funcional e um banheiro estão localizados na extremidade, assim como um jardim de inverno que oferece vistas para o mar. Desenhado e construído no terreno, a remodelação é uma prova viva das interações profissionais neste distrito multidisciplinar. Adota a concentração de criadores, designers, arquitetos, empresários de diversas atividades artísticas, tanto para aquelas que são desenvolvidas de forma manual quanto para aquelas que são equipadas com métodos de produção controlados de forma numérica: uma relação criativa dentro de um centro de atividades.